sábado, 4 de junho de 2011

Buzios :Um grito pela Liberdade

''Animai-vos o povo bahiense,que está para chegar o tempo feliz da nossa liberdade,o tempo em que todos seremos irmãos,o tempo em que todos seremos iguais"


Com essa frase afixada nos postes,a cidade de Salvador acorda no dia 12 de agosto de 1798.Tinha inicio a Revolta dos Búzios,que entraria para a história como o primeiro movimento social brasileiro.Simbolo de luta e resistência em uma bahia que não é muito diferente da que se mostra pra nós do século XXI.


Vivemos dia após dia,resquicios do processo escravista de mais de 300 anos,a cor da pele nesse país determina condição social,123 anos após a Abolição da Escravatura,a população negra ainda enfrenta sérios problemas,são a maioria esmagadora nas favelas,nos presidios,em condições de subemprego,sem nenhuma garantia trabalhista,quando não recebem menos mesmo ocupando as mesmas funções dos brancos.


Nesse sentido,relembrar a Revolta dos Búzios,é levar adiante a luta daqueles que não aceitaram baixar a cabeça para um sistema escravista e excludente,e ousaram mesmo com risco de vida,lutar pela sua liberdade e pela liberdade dos seus irmão de cor.


Nesse blog,iremos conhecer o contexto histórico em que esta ocorreu,bem como seu desenrolar,a participação feminina na revolta,os manifestos escritos pelos herois da Revolta.


Sejam bem vindos a Búzios,uma outra história...

Um comentário:

  1. Muito bom esse blog Luana, com certeza vou indica aos amigos, só lembrando que todo dia 12 de agosto nós da CONEN, organizamos na praça da Piedade em Salvador , local onde foram mortos nossos Heroes uma aula publica em homenagens a essa revolta,
    desde já estão todos convidados .

    ResponderExcluir