Contexto Histórico da Revolta dos Búzios:O mundo se transformando...


Final do Século XVIII, o mundo passava por diversas transformações. A Sociedade Capitalista dava seus primeiros passos para ser instituida como modelo econômico que vigora até os nossos dias.
A Revolução Industrial, começava a ser delineada, substituição do antigo sistema de  Manofatura onde todos eram participantes e conheciam o processo de  produção inteiramente,e agora passa a  vigorar o processo de Maquinofatura,onde o controle dos meios de produção passa a estar na mão de uma elite,a burguesia.
Esse processo de Revolução Industrial, leva a uma crise no Sistema Colonial,configurada pela necessidade estabelecida de Novos mercados, para essa produção em larga escala.Nesse contexto o sistema colonial, com seus entraves gerados pelo sistema de Monopólio (comércio exclusivo com a Metrópole),precisava ser revisto.
Inspirados pelos Ideais Iluministas, a Revolução Francesa ocorrida no período que vai de 1789-1793, e que destituiu e degolou os reis/rainhas franceses,se mostrando uma resistência contra os sistemas absolutistas,acabou influenciando diversos movimentos de Libertação,levando adiante os lemas de Liberdade,Igualdade e Fraternidade,entre eles a Independência das 13 colônias americanas,
Todas essas idéias, chegaram ao Brasil, em um momento aonde este estava sob domínios de Portugal.
O país atravessava crises econômicas,geradas em parte pelas grandes cobranças de impostos,e pelas restrições econômicas,como o decreto de que a colônia não poderia instituir fábricas,isso em um momento que a Revolução Industrial,estava ‘’a mil por hora’’.
Outro aspecto que precisa ser levado em conta era que o Brasil ainda ostentava um regime escravocrata, fazendo com que estes idéias de luta por igualdade e liberdade, encontrassem grande aceitação entre a população escrava,e fazendo com que a Revolta dos Búzios/Conjuração Baiana,se diferenciasse (em parte vale a pena ressaltar),da Conjuração Mineira que possuía um caráter mais Elitista.
1798, se apresenta com o ano em que todas essas forças eclodirão levando ao estouro da revolta, que tomou as ruas de Salvador, com seus panfletos conclamando o povo Bahiense,para a luta,contra o sistema colonial e  suas contradições.